O aplicativo está publicado, e agora? Como engajar usuários e revolucionar o mercado?

Lançar o seu app nas lojas é só o começo. Veja algumas dicas para conquistar e reter usuários.

Sivonei Neneve
24 mar 21 · 5mins
O aplicativo está publicado, e agora? Como engajar usuários e revolucionar o mercado?
Eureca!

Você teve a ideia para aquele aplicativo matador que vai revolucionar o teu negócio e resolver a vida dos teus usuários.

Com essa ideia na cabeça você vai procurar ajuda para materializar esse sonho.  Depois de encontrar o time ideal para te ajudar, você passa um bom tempo com esse time formatando, aprovando e definindo como tudo vai funcionar.

A fase de desenvolvimento terminou e você não vê a hora em que sua criação vai estar solta no mundo digital.  Vencida essa etapa, temos a fase de aprovação nas lojas e pronto! Seu aplicativo está publicado.

Que maravilha, agora é só sentar e esperar, não é?

Ainda não, temos bastante trabalho pela frente:

Cadê os usuários?

Você gastou uma boa quantidade de dinheiro e tempo para realizar o projeto, mas agora você descobre que só tem meia dúzia de usuários e que, provavelmente, esses usuários são aqueles seus amigos que baixaram só pra 'dar aquela forcinha'. Por algum motivo as pessoas não chegam nem a tomar conhecimento que sua obra-prima existe.

Tenho usuários, mas ninguém usa

Outro cenário, tão complicado quanto o anterior é que seu aplicativo até conta com um quantidade razoável de usuários mas, olha só que tristeza, esse número começa a diminuir depois de algum tempo. Esse impulso inicial pode acontecer por vários motivos, incluindo até sorte.

No começo seu aplicativo apareceu, por alguma razão no radar dos usuários. Quem sabe aqueles seus amigos são realmente influentes e a propaganda boca a boca ajudou na divulgação. O problema é que, aparentemente,  quem instalou, simplesmente esqueceu do aplicativo em alguma gaveta.

Mas, como fazer que o aplicativo 'apareça' para o público?

Para que seu aplicativo realmente decole, é necessária uma quantidade razoável de esforço para fazer que ele seja conhecido e usado.  O boca a boca pode até ajudar, mas em algum momento você vai querer aumentar a quantidade de usuários, não? Afinal de contas, na economia digital, quanto mais usuários melhor.

Ter uma página de divulgação é um bom começo. Conteúdos que atraiam os potenciais usuários é fundamental. Blogs, vídeos, listas de dicas e fóruns de discussão são algumas formas de criar uma comunidade em volta do seu aplicativo e ao mesmo tempo trazer relevância.

Quando as pessoas chegarem nessa página e encontrarem as respostas para suas dúvidas, a chance de conversão aumenta. E quando muitas pessoas baixarem o aplicativo, pronto, você já pode comemorar, certo?

Será?

Com certeza ter um aplicativo conhecido com 10 mil usuários é um grande feito mas saiba que seu aplicativo vai estar competindo com os gigantes da indústria pela atenção dos usuários.

Por mais que seu aplicativo possa ser inovador na área específica em que seus usuários atuam, ele aparece ao lado de WhatsApp, Facebook e Instagram, só para mencionar alguns. A estratégia agora é se tornar indispensável.
 
Nessa nova 'fase do jogo' é preciso olhar para os usuários e entender as novas necessidades deles. Você já tinha pensado neles quando teve sua ideia, certo? Se não, volte para o quadrado 1 ;).

Tire medidas, reveja conceitos, adapte e remova o que ninguém usa.

Medir o que é e o que não é usado e coletar feedback é essencial. Existem diversas ferramentas analíticas que podem ajudar você a entender o comportamento dos usuários. É muito importante entender o que poderia ajudar o usuário a perceber o valor que seu aplicativo pode entregar para o negocio ou para sua vida.

Mais do que ler e ficar chateado com alguns comentários, é importante tomar alguma atitude e usar esse 'tesouro' que é a informação que seus usuários estão te dando de graça para entender melhor o que eles precisam. Veja aqui algumas métricas importantes para se medir o sucesso de um aplicativo: https://www.devmaker.com.br/blog/7-metricas-para-um-aplicativo-de-sucesso

Espero não ter te assustado com tudo isso. Saiba que na DevMaker estamos prontos para te ajudar em cada uma dessas fases. Se quiser falar sobre o seu aplicativo entre em contato conosco: https://www.devmaker.com.br/contato