Porque projetos de desenvolvimento falham?

Pesquisa com +50.000 projetos de software em todo o mundo aponta um número alarmante! Só um terço dos projetos são considerados bem-sucedidos.

Rudiney Franceschi
2 fev 21 · 7 mins
Porque projetos de desenvolvimento falham?
Há 25 anos o The Standish Group levanta informações sobre projetos de software de todo o mundo para publicar um relatório bienal chamado: CHAOS Report (Comprehensive Human Appraisal for Originating Software ou "Avaliação Humana Abrangente para Construção de Software" em tradução livre). As edições mais recentes catalogam mais de 50.000 projetos de diversos países na busca de entender quais projetos são considerados bem-sucedidos, quais projetos falham e quais são os motivos em comum entre eles.

O estudo considera que o projeto é teve êxito quando ele é finalizado razoavelmente dentro do prazo inicialmente estimado, do custo previsto e que tenha entregue um resultado satisfatório aos usuários finais. Surpreendentemente, a taxa de projetos considerados de sucesso sempre ficou próximo dos 30%! Ou seja, dois terços dos projetos de software falham em algum destes 3 critérios 😰

Agora ao que interessa: Quais características os projetos bem-sucedidos tem em comum? Dentre várias estudadas a característica que sempre se destacou como principal fator foi: o tamanho do projeto. Um projeto pequeno (de alguns meses) tem 10x mais chance de ser concluído com êxito do que um projeto grande (de alguns anos). Não é difícil imaginar que quanto maior o projeto, mais difícil é planejar o custo e o prazo antecipadamente. Portanto, a sugestão é dividir um projeto grande em vários menores. Entregar o software para uso, validar o resultado e receber feedbacks dos usuários rápido aumentam as chances de sucesso.

The resolution of all software projects by size from FY2011–2015 within the new CHAOS database. - Copyright © 2015 The Standish Group International, Inc.



Dentre outras, o relatório destaca duas características que também possuem um grande impacto na chance de sucesso do projeto: 
  • Utilização de metodologias ágeis para gestão do projeto
  • Equipe competente e qualificada

Os antigos processos tradicionais de projetos (waterfall) apresentam 3x mais chance de falhar do que projetos que utilizam metodologias ágeis. Projetos ágeis aceitam melhor as mudanças constantes no projeto e confiam em equipes que se auto-organizam, o que reforça a importância de uma equipe bem treinada e de confiança. Veja mais informações aqui.

Quer garantir que seu projeto seja bem-sucedido? Com mais de 300 aplicativos entregues a DevMaker tem a experiência necessária, a equipe qualificada e um processo eficiente para tornar seu projeto uma realidade!

Fale agora com um consultor sobre o seu projeto: Entre em contato.