Quanto tempo demora para lançar um aplicativo?

Entenda aqui tudo o necessário para lançar um aplicativo e seus prazos.

Camila Araujo
16 ago 21 · 5 mins
Quanto tempo demora para lançar um aplicativo?
Com certeza esse é um dos temas mais difíceis de explicar a todos os clientes que recebemos interessados em lançar rápido um aplicativo. Isso porque a resposta é: depende! 

Quando falamos em prazo de desenvolvimento, algumas dúvidas irão surgir. Prazo somente da programação do sistema? E o design? E a fase de entendimento do projeto? E homologação? E o tempo de aprovação das lojas? e da resposta do cliente? Sim, existem inúmeras variáveis. 

Exemplificando: se eu te perguntar ‘Quanto tempo leva pra fazer um bolo?’ Qual será a sua resposta? Você vai me falar somente o tempo de forno? E o tempo que preciso bater a massa? E se eu não tiver todos os ingredientes? E se minha forma for maior, o tempo de forno é o mesmo? Depende! 

O que é necessário para lançar um aplicativo? 

Além do desenvolvimento existem dezenas de variáveis como: aberturas de contas developer nas lojas (Apple Store e Google Play), DUNS Number, criação de logo e identidade visual, landing page, registro de domínio e por aí vai. O tempo de resolver todos estes detalhes pode variar muito de empresa para empresa, de projeto para projeto. Quando dependemos de terceiros ficamos de mãos atadas aguardando respostas.

Veja abaixo uma tabela de tudo que é necessário ser feito antes e durante o desenvolvimento do aplicativo e o tempo que normalmente leva para ser feito. 
Repare que muitos destes pontos exigem tempo não só nosso, da DevMaker, mas do cliente também. disponibilidade para detalhar as regras e fluxos, a aprovação de design e aprovação do protótipo navegável, homologação (testes) em campo. Essas atividades podem levar mais ou menos tempo, vai depender do quão envolvido e da disponibilidade do cliente. 


Então, estamos falando de quanto tempo?

Posso dizer com certeza que um projeto começando do zero até estar completo, testado, lançado e aprovado pelas lojas Apple e Google não sai em menos de 4 meses. Tirando casos onde a empresa já tenha vários destes pontos acima já prontos, um produto finalizado no qual será personalizado ou esteja com sua equipe ociosa. Mas ainda assim temos que lembrar dos prazos fornecidos pelos terceiros, como mencionado acima. Sendo assim 2 ou 3 meses para um projeto completo é no mínimo duvidoso. 30, 45 dias nem se fala!

Em um mundo ideal, um prazo adequado para tirar o projeto do papel passando por todas as fases sem atropelar o processo, é de 6 meses. Sim, sabemos que a realidade é muito diferente da expectativa. Normalmente a expectativa de lançamento de um APP é “pra ontem”. Entendemos a expectativa em tirar o projeto do papel o quanto antes, e iremos trabalhar para isso acontecer. Mas nem sempre tudo se resolve em horas.

Então, caso esteja pensando em tirar seu projeto do papel, vamos trabalhar para que essa expectativa esteja alinhada com a realidade. Mas o importante é sempre dar o start, pois sem isso o “pra ontem” fica cada dia mais longe! 

Eu e o time da DevMaker estamos à disposição para ajudá-los a entender mais sobre desenvolvimento de aplicativos e principalmente fazer o seu projeto sair do papel! Entre em contato conosco: https://www.devmaker.com.br/contato