Na Ponta do Lápis

Construir um Aplicativo Mobile é uma tarefa complexa e o investimento necessário pode variar dependendo do tamanho do aplicativo, das tecnologias e plataformas escolhidas, das integrações e recursos que serão utilizados. Também são necessárias várias pessoas com diferentes habilidades, integração de diferentes serviços e processos burocráticos.

de
R$ 60.000
a
R$ +160.000

É quanto pode custar um aplicativo dependendo das funcionalidades exigidas.
Faça aqui uma estimativa específica para o seu app ou veja abaixo e entenda melhor os custos envolvidos neste investimento.

Quer construir o seu aplicativo?

Responda aqui algumas perguntas e podemos estimar melhor o quanto ele custaria.

Investimento em desenvolvimento e infraestrutura

Pode-se separar os custos de construir um aplicativo em duas grandes categorias: custo com equipe de desenvolvimento e custo com infraestrutura. Elas têm peso diferente dependendo do estágio de desenvolvimento ou produção do aplicativo.

Os primeiros passos para transformar uma ideia de aplicativo mobile em realidade é a arquitetura e design. Nesta fase entram em cena: o gerente de produto, um designer criativo e um desenvolvedor experiente que estejam por dentro das tecnologias de ponta e tendências de usabilidade para arquitetar e definir uma base sólida onde todas as funções do aplicativo serão sustentadas.

Na hora de codificar um aplicativo funcional e responsivo são necessários desenvolvedores que conheçam plenamente a linguagem da plataforma escolhida - Swift para iOS e Kotlin para Android. É muito provável que o aplicativo também necessite de um Back-end, onde os dados são salvos e integrados, onde são feitos os processamentos de pagamento, de login e armazenamento de imagens, por exemplo. Para isso, são necessários desenvolvedores especialistas em servidores, bancos de dados, APIs e linguages como Ruby, PHP, Node, etc.

Ao construir tamanha infraestrutura é normal que detalhes possam ficar de fora e que bugs apareçam. Por isso uma equipe de QA ("Quality Assurance" ou Garantia da Qualidade) é fundamental. As equipes de testes conferem cada detalhe do sistema e asseguram que tudo esta funcionando como deveria.

A Equipe

P.O.

O Product Owner é quem entende em detalhes cada funcionalidade do seu projeto. É o responsável por documentar e coordenar toda a construção do aplicativo.

Design

Equipe especializada em usabilidade e na experiência do usuário. Eles transformam e dão identidade à sua ideia em um protótipo completo do seu aplicativo.

iOS

Equipe especialista na plataforma da Apple. Codificam o aplicativo utilizando as linguagens Swift e JavaScript (React Native)

Android

Equipe especialista na plataforma da Google. Codificam o aplicativo utilizando as linguagens Kotlin e JavaScript (React Native)

Back-end

Equipe dedicada na API, infra-estrutura de servidores, banco de dados, etc. São especialistas nas linguagens Ruby (on Rails), HTML, CSS e Javascript (React)

Q.A

Equipe de Quality Assurance dedicada em testar o aplicativo e assegurar que tudo está funcionando como deveria.

A DevMaker conta com toda esta equipe pronta para construir o seu aplicativo.

Orçar meu aplicativo

Infraestrutura e equipamento

Construir um aplicativo necessita de uma infraestrutura significativa ao longo do seu desenvolvido e também quando estiver publicado nas lojas da Apple e do Google para download dos usuários.

Na etapa de o desenvolvimento, as plataformas mobile exigem computadores potentes para conseguir emular diferentes dispositivos móveis para assim garantir a adaptabilidade e sucesso da solução.

Além disso, só é possível construir aplicativos para iOS utilizando o setup completo da Apple. Assim os desenvolvedores iOS precisam utilizar Macs (Mac Pros, MacBooks, iMacs ou Mac-minis).

Os emuladores são utilizados na fase de desenvolvimento, mas a equipe de testes também necessita de diferentes aparelhos físicos para conseguir validar que o aplicativo funcione bem em diferentes marcas, modelos e tamanhos de tela.

Aplicativo em funcionamento

Os recursos acima representam a estrutura que nós precisamos dispor na fase de criação e desenvolvimento de aplicativos mobile.

Já na fase de produção, ou seja, quando seu aplicativo está no ar e trazendo o retorno do seu investimento, a preocupação principal é com a infraestrutura no Back-end, que demandará um servidor mais potente e um banco de dados excelente para suportar diversos usuários utilizando o aplicativo simultaneamente.

Adicionalmente, é essencial ter back-ups para não perder nenhum dado e se possível ter servidores replicados rodando em paralelo para não depender de um único servido e correr o risco de seu sistema ficar off-line.

Mãos a obra!

Contamos com toda a equipe e infra-estrutura necessária para transformar seu aplicativo em realidade!

Estimar meu aplicativo