Como a pandemia acelerou a digitalização das empresas

O que é digitalização e por que é importante para sua empresa

DevMaker
28 nov 22 · 5
Como a pandemia acelerou a digitalização das empresas

Hoje em dia está claro que uma gestão e planejamento empresarial bem-sucedidos requerem digitalização. A sua importância e os efeitos que essa mudança pode ter em uma organização são significativos e não podem ser negligenciados para aqueles que almejam o sucesso. A palavra digitalização é derivada da palavra latina "digitus", que significa "dedo". É fácil então entender que o primeiro uso dele foi na matemática e na ciência, onde um dígito era um símbolo matemático semelhante a um dedo para contar. 

Hoje, o termo se tornou sinônimo de transformação digital e tem sido usada pelas empresas para processar com mais eficiência e aumentar a produtividade usando softwares em quase toda a administração e organização, mas também na forma de vender seus produtos ou serviços. Com o tempo, a digitalização vai ganhar ainda mais espaço e moldará a forma que vemos e pensamos uma empresa. E a pandemia acelerou essa revolução.

Como a digitalização pode ser um salva-vidas durante uma crise pandêmica

A pandemia do Covid-19 chegou e abalou a forma que entendemos o mundo e nossas relações pessoais. Foi um período difícil para humanidade e ainda mais para o Brasil que foi um dos mais afetados por essa doença, estando em segundo lugar global em número de mortos. Enfrentamos a doença com tudo que podíamos e é um marco histórico tanto no sentido social quanto no econômico. Para boa parte das empresas continuarem em funcionamento, foram necessárias diversas adequações para seguir os protocolos de biossegurança. O Homeoffice que era algo excepcional e raro, se tornava imprescindível para os setores que podiam adotar a modalidade a todo vapor. Nem todas as empresas conseguiram se adequar e mudar a tempo, mas as que conseguiram tiveram algo em comum: digitalização de seus processos.

Há duas formas de se entender a digitalização como um salva vidas: na biossegurança e na gestão. Biossegurança refere-se à forma como governos e corporações se preparam para adversidades relacionadas a doenças, pragas ou contaminações. Quando todo o processo é computadorizado, há menos necessidade de trocas físicas e contato humano para dar continuidade a gestão. É fácil imaginar onde e como a digitalização pode auxiliar no isolamento social e redução de contágio.

A contrapartida do isolamento é o eco causado na comunicação e burocracia empresarial, o contato com diversas redes sociais, emails, telefonemas e tudo mais podem complicar muito até as decisões mais simples. O retrabalho no setor administrativo acaba sendo inevitável e cansativo, a única maneira de resolver esse problema, mantendo o isolamento, foi a digitalização. Mecanismo que já deveria ser o foco de todas as empresas que desejam otimizar seus lucros, mas agora tornava-se inevitável para a continuidade dos negócios. 

Agora a revolução foi ainda mais acentuada, todas as empresas de softwares empresariais explodiram as suas ações durante a pandemia e ainda hoje crescem ininterruptamente. Hoje em dia o COVID ainda mata, mas está bem mais controlado. Mesmo que não seja mais uma decisão de vida ou morte em biossegurança, ainda é uma questão essencial para aqueles que desejam o futuro próspero nos seus empreendimentos.

Como se preparar para a próxima pandemia com uma estratégia digital eficaz hoje?

De fato não há como preparar o seu negócio efetivamente para uma próxima pandemia, mas digitalizar a sua administração e processos da empresas para se tornar ainda mais competitivo no mercado, isso é totalmente possível. Há empresas especialistas e que sabem trazer todas as suas demandas e particularidades do seu negócio à tona. 

A DevMaker atua a mais de 10 anos ajudando empresas na sua jornada de transformação digital.
Com atuação focada em desenvolvimento de sistemas Mobile e Web, somos hoje referência no mercado, tendo entregue mais de 350 aplicativos construídos para empresas de diversos portes e verticais de negócios.