Cada vez mais nosso país aparece como um destaque dentro do mercado de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, que contempla marcas como Android, iOS e Windows Phone. Mas quais serão os aplicativos mais usados no Brasil?
O país se encontra como um grande centro de consumidores de aplicativos móveis e, de acordo com as últimas pesquisas e mercado, é responsável por uma parcela considerável do total de downloads realizados no mundo.
Como já falamos aqui, dos quase 90 milhões de internautas brasileiros, mais de 75% das pessoas utilizam smartphone para acessar a internet. E, para medir quais são os aplicativos mais usados no Brasil, no fim do ano passado, o IBOPE divulgou a relação com estes dados.
O estudo foi realizado com dois mil usuários cadastrados no site Conectaí. Confira alguns nomes que fizeram parte desta lista:
1. WhatsApp
O aplicativo, que consiste na troca de mensagens instantâneas ficou em primeiro lugar da lista com 93% dos usuários. De uns tempos para cá, o Whatsapp passou de ser algo pessoal e para ser usado por empresas no ambiente profissional.
Isso porque o software facilita o contato, é simples, rápido e otimiza o tempo.
2. Facebook
Assim como o Whatsapp, o Facebook também é uma plataforma de Mark Zuckerberg.
Considerada como a principal rede social de todo o mundo, o Facebook auxilia na comunicação e serve tanto para que as pessoas interajam com outras pessoas, como plataforma de marketing para empresas e marcas dos mais variados nichos e portes.
3. YouTube
O Youtube é uma plataforma de vídeos e faz com que os internautas saiam do mundo de textos e fotos para explorar novos meios de comunicação.
A influência do YouTube dispensa comentários e, a cada ano, o site de vídeos tem ganhado lugar como fonte de informações para grande parte dos brasileiros.
4. Instagram
Também faz parte do grupo do Facebook, o aplicativo de compartilhamento de fotos e aplicação de filtros está presente na vida de 37% dos internautas brasileiros.
5. Mapas
Ferramenta do Google usada na pesquisa de endereços, traço de rotas e GPS ficou em 5º lugar com 19% dos votos.
Empresas que desejarem podem, por meio do Google Meu Negócio, fazer com que a sua empresa apareça em uma rota próxima da que o usuário procurou.
6. Twitter
O Twitter já foi um dos apps que já esteve no topo deste ranking há alguns anos.
Ele, que nesta pesquisa ganhou a 6ª colocação, funciona para que internautas realizem textos curtos que narram o seu dia a dia, divulgação de produtos, recomendações, notícias e milhares de outras coisas que podem ser transmitidas em 140 caracteres.
7. Skype
Parecido com o WhatsApp, o Skype é uma ferramenta de mensagens instantâneas, porém, com um caráter mais empresarial, pois possuí a vantagem de realizar videoconferências e tem um foco maior na transmissão de vídeos.
8. Mobile Banking
Acessar o seu banco, conferir extratos, faturas e boletos é muito mais rápido e cômodo do que precisar ir até uma agência. E por isso não é surpresa que os aplicativos banking tenha ganhado a 8ª posição, presente em 10% dos usuários..
Mobile Banking
Outros nomes que fizeram parte da lista dos aplicativos mais usados no Brasil foram Netflix, Waze, Snapchat, Lojas de aplicativos, Jogos, Spotify e LinkedIn.
Além destes dados, a pesquisa também apontou que a maioria dos usuários que responderam às perguntas, possuem em média 15 aplicativos instalados em seus smartphones. Entretanto, metade das pessoas utiliza apenas cinco destes softwares diariamente.
Desenvolver um aplicativo mobile pode parecer um projeto muito distante para seu negócio quando se analisa os gigantes do mercado, mas saiba que o cenário está mudando e agora praticamente qualquer empresa tem acesso ao desenvolvimento de um aplicativo de qualidade.
Não é à toa que o mercado de desenvolvimento de aplicativos no Brasil está tão em alta e que investir neste ramo promete grandes frutos para empresa de praticamente todos os nichos do mercado.
Pensa em desenvolver um aplicativo para sua empresa?
O treinador de futebol na beira do campo, observando de prancheta em punho o treino é uma imagem que precisa ser atualizada. Troque-a por um treinador com um tablet na mão.
m 2016, a maior contratação da Baker & Hostetler, respeitada firma de advocacia norte-americana sediada em Cleveland, com escritórios em diversas cidades dos EUA, foi o Ross. Ross aprimorou a pesquisa jurídica da firma, fornecendo as respostas mais relevantes às questões levantadas pelos advogados da B&H
O Watson da IBM dispensa apresentações. A plataforma de Inteligência Artificial tem sido adotada com velocidade crescente no mundo dos negócios. E a DevMaker está utilizando o Watson no desenvolvimento de aplicativos para smartphone.