App sem atualização, obsoleto será!

Não investir no seu aplicativo após publicação pode te custar muito mais, e te explico porquê.

App sem atualização, obsoleto será!
Li uma frase que me fez pensar sobre esse artigo de hoje: "Se você acha que o custo de inovar é alto, espere até descobrir o custo de se tornar obsoleto - Ricardo Amorim” e muitos não entendem como funciona a vida de um aplicativo/sistema. Vejo muito no dia a dia dos projetos a seguinte afirmação: 'Publiquei meu app, ufa, fim de todo trabalho’. Errado! Esse é só o começo. 

Quando um aplicativo é publicado para download nas lojas, o usuário espera um design agradável e moderno, um app intuitivo, de rápida resposta e etc., e assim inicia-se um trabalho de marketing, engajamento e todo suporte ao usuário final. Com isso pensamos ‘Como manter meu app 100% para a melhor experiência dos meus usuários?’ E eu te respondo: ’Hospedagem, Manutenção e Melhoria’. Esses 3 pilares farão com que o seu aplicativo mantenha toda eficiência de quando estava sendo desenvolvido e testado. Pode parecer que não, mas sistemas operacionais (Android e iOS) estão em constante mudanças, e isso faz com que os aplicativos precisem de acompanhamento, atualização e melhorias. Além de desenvolver e lançar um aplicativo de excelência, você deve ficar atento às melhorias necessárias, que podem variar de projeto a projeto. Então, se preparar para todo trabalho após publicação do aplicativo é muito importante.

Vamos passar por todos os pontos dos três pilares e outros pontos para entendimento completo. Veremos a importância em se manter um aplicativo no ar com todos esses cuidados, e o quanto a falta disso pode impactar na experiência do usuário ao utilizar seu app. 


Hospedagem

Chamamos de hospedagem tudo aquilo que envolve a infraestrutura necessária para o sistema rodar. Para a publicação de um aplicativo precisamos de alguns requisitos: 
 - Servidor de Aplicação: onde o back-end do seu aplicativo ficará hospedado na nuvem;
 - Lojas (Google Play e Apple Store): onde seu aplicativo será publicado para download;
 - Servidor de Banco de dados: onde os dados estão armazenados;
- APIs: Interface de Programação de Aplicação -  interface que viabiliza a comunicação entre   dois sistemas;
 - Host de Imagens 
E aqui na DevMaker dentro da Hospedagem oferecemos também uma equipe que irá garantir toda a gestão dessa infraestrutura, caso você não tenha alguém internamente para tal.

Manutenção

A manutenção de um aplicativo/sistema está alinhada a dois pontos críticos pós publicação: experiência do usuário e vida útil do app/sistema. Um aplicativo publicado e sem manutenção pode se tornar obsoleto muito rápido causando a insatisfação de seus usuários. Vamos entender um pouco mais. 

Experiência do usuário: o usuário pode deixar sua opinião sobre o aplicativo/sistema através de feedbacks nas lojas. É assim que você entenderá se o usuário está satisfeito ou não quanto ao app. Quando o usuário faz uma avaliação ruim, é esperado que o dono do app/sistema ou desenvolvedor corrija aquele erro e lance uma nova atualização. 

Vida útil: um app pode apresentar erros mesmo após realizados todos os testes necessários. Isso pode acontecer por vários motivos como, atualização de software terceiros, atualização de política das lojas, atualizações de segurança, novas tecnologias, novos aparelhos, novas leis e por aí vai. Isso tudo é muito mais comum do que imaginamos. O mundo mobile como um todo segue evoluindo em paralelo ao seu aplicativo.

Melhorias
Junto à experiência do usuário, avaliações e manutenções, temos também um outro ponto importante e que irá garantir vida longa ao seu projeto: melhorias!

Melhorias são novas funcionalidades adicionadas ao app/sistema ou até mesmo melhorar alguma funcionalidade já existente. Essas melhorias podem vir de feedbacks ou até mesmo do planejamento estratégico do negócio. Muitos aplicativos utilizados no nosso dia a dia passaram por melhorias e foram se adaptando ao mercado ou adicionando novidades ao longo do caminho. Por exemplo: Uber adicionou novos tipos de corridas, Instagram nivelou-se ao concorrente e desenvolveu os Stories/Reels, Ifood permite a compra de vouchers e etc. 

Afinal, qual a diferença entre hospedagem, manutenção e melhorias? 

Simplificando tudo que já foi explicado anteriormente: 

Hospedagem: equipe ou profissional da área de TI que faça toda a gestão da infraestrutura (servidor, lojas e afins) para que o aplicativo fique ativo e sempre online.

Manutenção: correções e mais correções. Quando algo não está funcionando e terá que passar por uma manutenção. Como uma peça do seu carro estragou, a peça existe e apresenta defeitos, então realizamos uma manutenção para voltar a funcionar normalmente.

Melhorias: algo novo! Aqui fica um pouco confuso pois pode envolver funcionalidades existentes ou não. Vamos pensar então que melhoria é algo que não existe e será adicionado ao app. Por exemplo, o seu carro já tem um sistema de som que veio de fábrica (escopo do projeto) mas agora você quer que esse som seja mais potente, então vamos trocá-lo por um novo mais moderno. Ou até mesmo adicionar um totalmente novo, caso você não tenha comprado com sistema de som.

Qual a periodicidade?

Expectativa? Mensalmente! Realidade? Infelizmente muito menos que o usuário final precisa. Não há uma regra, mas sabemos que um aplicativo parado pode se tornar “um peso de papel” em um curto período de tempo. Um app sem uma nova versão, pode em 6 meses já estar com um risco alto de ser removido das lojas. Pense em quantas atualizações de software seu celular já fez, quantas novas tecnologias são lançadas, quantas melhorias sobre privacidade e segurança são atualizadas. Com o mercado de aplicativos aquecido e em constante evolução, não ter um planejamento, suporte, horas compradas para manutenção e/ou melhorias pode ter um custo muito alto. Se tornar obsoleto é muito mais caro do que se manter atualizado. 

Seu app não recebe reclamações? Ótimo! Mas ainda é recomendado testá-lo com certa frequência para verificar se suas bibliotecas, APIs e funcionalidades no geral estão como planejadas. Afinal, é de interesse do gestor do app que seu sistema esteja sempre 100% para seus usuários.

Agora sim, ufa! Planejamento e conhecimento de todo o processo irá auxiliar o seu aplicativo/sistema ser um sucesso! Já publicamos sobre como atrair usuários após publicar um aplicativo, dê uma olhada também.

O time da DevMaker está à disposição para ajudá-lo nesse e em outros processos relacionados ao mundo dos apps. Entre em contato conosco: https://www.devmaker.com.br/contato